Adicione ao favoritos

sábado, 28 de julho de 2007

Joost - Televisão pela Internet

JOOST - PLATAFORMA ONLINE
.
Joost é o projeto mais recente de Niklas Nennström e Janus Friis, os mesmos criadores dos programas KaZaA e Skype. A idéia é revolucionar o mundo digital de novo, mas agora com um projeto ainda mais ambicioso: televisão via internet. O programa tem causado polêmica no mundo todo, sendo capa de jornais e revistas famosas.
.
Os vídeos na internet ganharam cada vez mais espaço e uma prova disso é o sucesso de portais como o YouTube e similares. Só que com o Joost é um pouco diferente: enquanto o YouTube é baseado na participação de todos no conteúdo em vídeo, no Joost apenas os grandes nomes da indústria participam.
.
Em outras palavras, qualquer internauta é capaz de enviar e publicar seus vídeos no YouTube, mas no Joost é preciso obter uma licença com o fabricante. O Joost é voltado às grandes emissoras de televisão que querem divulgar seus programas, além de deixar claro que vai adotar propagandas na programação desde o início.
.
Como funciona:
.
O Joost possui um esquema de funcionamento semelhante aos clientes P2P via torrent. Assim como a rede de distribuição descentralizada dos torrents, a transmissão de vídeo é realizada de usuário para usuário em pequenos segmentos, que no fim das contas assomam-se no todo, ou seja, na transmissão completa da programação.
.
Cada usuário conectado ao Joost, além de visualizar o conteúdo, retransmite-o para outras pessoas numa espécie de ciclo capaz de garantir a velocidade e estabilidade da rede. Caso este processo fosse realizado através de um servidor, ele seria inviável.
.
A interface é a própria tela do seu monitor. Ao lado esquerdo localiza-se a guia “My Channels” (Meus Canais) e ao lado direito “My Joost” (Meu Joost). Na extremidade superior situa-se o logotipo do canal e o quadrado simboliza o menu principal de programação e opções.
.
Na hora de desligar, o programa funciona como as televisões convencionais: sempre é sintonizado o último canal ou programa assistido. Vale lembrar que o programa se mantém na barra de sistema (ao lado do relógio) operando como retransmissor de conteúdo, mesmo que já tenha sido fechado. Para abolir completamente o uso de banda, é necessário fechar o programa na opção “Exit”.
My Channels: Nesta opção você seleciona o canal e o programa desejado.
.
My Joost: Abre o “Widget Menu” no canto inferior esquerdo da tela. Nele estão disponíveis opções para bate-papo, convidar amigos, dar nota para os programas, recursos interativos para blogs, notícias em RSS, relógio, messenger interno e opções avançadas.
.
Marca: Exibe informações sobre o canal ou programa que está sendo assistido, além de oferecer opções de interatividade (se acessíveis).
.
Controle: Oferece as opções de desligar, tela cheia/janela, Perfil Pessoal e Ajuda; comandos e barras de controle de duração; áudio e volume; Menu de canais e programas; busca e acesso ao catálogo geral de Canais.
.
O que eu preciso para instalar o Joost?
  • Windows XP com Service Pack 2 instalado e DirectX 9.0c

  • Processador de 500 MHz

  • 512Mb de memória RAM

  • Uma placa de vídeo atualizada com no mínimo 48Mb de memória VRAM.

  • Cerca de 500 MB de espaço livre no disco rígido.

  • Conexão de Banda Larga com a internet. O recomendado é uma taxa mínima de 1Mb para download e 512Kb para upload.
Nota Importante para quem possui limites no uso da internet
.
Uma hora de programação do Joost baixa cerca de 320 MB e envia 105 MB pela sua conexão. Se você possui um plano de assinatura de internet com um limite de 1GB, ele se esgotará em cerca de 10 horas. Para impedir o uso de banda pelo Joost, lembre-se de fechar ao aplicativo na barra de sistema (ao lado do relógio).
.
IMAGENS:
.
.


.
.

.
.

.

.

.

Vale a Pena?

O projeto Joost é tão atrevido quanto o campeão de acessos Youtube, contudo a proposta dos dois, por enquanto, segue caminhos diferentes. O YouTube explora a interação do usuário através de vídeos enviados e comentados por eles, ao passo que o Joost pretende tirar proveito do conteúdo das grandes redes televisivas adicionando bate-papos.

É desnecessário dizer que o novato e ousado programa ainda tem muitos degraus para subir na escada do sucesso. A interface gráfica é moderna, bonita, no entanto difusa e difícil de usar para os usuários mais inexperientes.Mas nem tudo que reluz é ouro.

O mínimo requerido para usufruir do software também não é dos menos exigentes, principalmente para os brasileiros. Em contrapartida, para acessar o YouTube é necessário apenas um navegador com suporte à tecnologia flash e um pouco de banda para realizar o carregamento dos vídeos.E tem outra: não é nem um pouco fácil se virar dentro do Joost.

Os menus não são muito intuitivos e possuem vários erros. Em determinados horários — geralmente por sobrecarga — os canais não funcionam corretamente e podem demorar a carregar. Ainda vale lembrar que Joost, por hora, não está em português.

Por outro lado, deve-se levar em conta que o projeto está dando apenas os primeiros passos, lançando novas versões periodicamente e planejando liberar o Beta para todos os usuários (atualmente apenas os convidados podem baixar o programa).Resumindo, testar o Joost neste momento vale a pena? Com toda a certeza! Embora os defeitos ainda atrapalhem, as portas de um mundo incrível estão abertas. Vídeos de alta-definição, carregamento surpreendente, canais televisivos de qualidade... Estamos presenciando a evolução da mídia digital. Embarque já nesta onda e sinta o gostinho do futuro!

Faça o Download do JOOST agora, antes é necessario se cadastrar, você receberá um e-mail para poder fazer o download do programa.

1° Cadastro - CLIQUE AQUI

2° Download - CLIQUE AQUI

Agora você já faz parte desse novo mundo! JOOST - TV Qualquer Hora, em qualquer lugar.

PC Info Brasil

3 comentários:

Anônimo disse...

Massa vei to baixando

Mestre das vibes disse...

ja linkei seu blog na parceria, esse programa ai é massa mas a droga é que os programas n mudam fica um teempão com a mesma grade de programas =/

vlw ae

Anônimo disse...

Oi gostaria de fazer parceria no banner. Meu blog eh http://winlix.wordpress.com
se quiser me manda um email winlix@gmail.com
Abraços