Que tal transferir arquivos do PC para HDs externos, pen drives e MP3 players em um décimo do tempo que demora hoje? Esta é uma promessa que está próxima de se realizar.
Quem está dizendo é a Intel, que divulgou nesta semana, durante o Intel Developer Forum, em San Francisco, alguns detalhes sobre o padrão USB 3.0
O mais importante, claro, foi a velocidade para a troca de dados entre equipamentos USB 3.0, que deve ser até 10 vezes mais alta do que as taxas atuais do padrão USB 2.0.
Segundo a Intel, um filme em alta definição com 27 GB seria copiado em 70 segundos. Ou seja, com uma taxa de transferência de 394,97 MBps (3159,77 Mbps).
Vale lembrar que estamos falando de velocidades reais, pois as cópias em USB 2.0 são feitas, em média, a 30 MBps (240 Mbps), o que fica um pouco distante dos 60 MBps (480 Mbps) nominais do padrão.
O USB 3.0 vai manter a mesma arquitetura e a facilidade de uso características do USB 2.0. As melhorias viriam com otimizações relacionadas ao consumo de energia e à eficiência do protocolo. Tudo sem perder a compatibilidade com os dispositivos atuais.
A previsão do USB 3.0 Promoter Group, grupo responsável pelo desenvolvimento da nova especificação, formado por Intel, HP, Microsoft, NEC, NXP e Texas Instruments, é que o USB 3.0 chegue às ruas no primeiro semestre de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário